Magia das cores e aromas


Falando de Cores e Aromas

imagem: divulgação


Com o poder de influenciar os estados físicos e emocionais, o uso consciente dos óleos essenciais das plantas tem o objetivo de proporcionar saúde e bem-estar ao indivíduo nos níveis de corpo, mente e espírito. É incrível a capacidade que os aromas têm de nos levar a determinada época ou situação, trazendo à tona diversas sensações como o bem-estar, a repulsa, a alegria intensa. Uma vez que os óleos essenciais seguem dois caminhos em nosso organismo (sendo a primeira via diretamente para o cérebro e a segunda por via dos pulmões e daí para a corrente sanguínea), até mesmo pessoas com perda do olfato podem ser beneficiadas com a terapia envolvendo aromas. Neste percurso, o estudo das propriedades dos óleos que podem ser aplicados na pele, inalados ou em determinados casos aplicados internamente. 

Cada óleo tem suas particularidades, funções e atuações em diferentes campos no organismo. Vejamos: o de canela, por exemplo, é quente, picante e doce, além de estimulante, afrodisíaco, anti-séptico, anti virótico, analgésico, anti espasmódico e antibiótico. Já o óleo de alecrim tem aroma cálido e penetrante, forte, límpido e refrescante. Ele estimula a circulação e atua como um tônico para o sistema nervoso, pele, coração, fígado e vesícula biliar, além de ter propriedades antidepressivas e antifúngicas, auxiliar na prevenção de espasmos, aliviando a flatulência e regulando a digestão. A nível emocional, o óleo alivia a exaustão mental e ajuda na clareza da mente. Agora vamos falar sobre um velho conhecido nos meios populares: o óleo de camomila, que tem efeito emocional incrível! Além de relaxante, elimina a tensão, a raiva e o medo, proporcionando bem-estar, conforto e paz. É também um auxiliar precioso nas ocorrências de insônia.

Na mesma linha objetiva, a terapia com cores também tem como propósito causar o bem-estar e a saúde nos níveis mental, físico e espiritual dos indivíduos. Tão presentes no cotidiano, as cores agregam em si várias sugestões visuais, que despertam condições emocionais contribuindo para despertar sentimentos nas pessoas. Na prática, somos beneficiados pelas cores por meio da aplicação de luzes coloridas com o auxílio do bastão cromático, ingestão de “água solarizada” ou visualização de cores. O uso terapêutico das cores (cromoterapia) é também de grande valia na aplicação de ambientes nos quais passamos grande parte do tempo, como quartos e escritórios. É fascinante poder utilizar as cores a nosso favor, uma vez que são elementos tão próximos de nós. Quando pensamos, por exemplo, na cor vermelha, logo nos sentimos estimulados e vivos. Já se pensamos na cor azul, cria-se uma atmosfera de tranquilidade absoluta e aconchego. Se a ideia for transmitir uma postura de liderança decisiva, a aposta na cor marrom é mais do que acertada.

É claro que essas são informações gerais e cada caso deve ser tratado como único!

Vamos seguindo por bons caminhos,

Binha Martins



Informações sobre a Oficina
Magia das Cores e Aromas
11 96443.7856 / 19 991965002
espacocomciencia@live.com



Comentários